MANEJO FLORESTAL

Tendo em vista o mundo contemporâneo em que vivemos, tornou-se de fundamental importância o conhecimento na escolha das madeiras que irá adquirir para a construção e decoração de um ambiente. Por isso, o manejo florestal sustentável é o modelo que permite a exploração racional e com o mínimo impacto ambiental para a natureza.

A Amazônia é a maior reserva de madeiras tropicais do planeta e fornecedora da grande parte das madeiras comercializadas hoje, no Brasil. O maior desafio da conservação das florestas tropicais é o manejo sustentável dos recursos, ou seja, explorá-los de uma forma tão meticulosamente planejada que esta exploração não afete a biodiversidade existente. A aplicação das técnicas de manejo florestal busca reduzir os impactos da exploração e garantir a sustentabilidade da produção florestal por meio do planejamento da colheita e do monitoramento do crescimento da floresta.

O manejo florestal garante: conservação da floresta; segurança no trabalho; oportunidades de mercado: a exigência de certificação da madeira para atingir o mercado internacional de forma efetiva, faz com que as empresas que praticam manejo florestal tenham maior facilidade de acesso aos mercados, especialmente o europeu e o norte-americano; respeito à lei: já que a execução expõe as empresas a diversas penalidades; entre outros benefícios.

Como eu sei se a origem da madeira é de manejo florestal?

Toda madeira originada no manejo florestal é certificada. Em 2006, o Ministério do Meio Ambiente – MMA instituiu a obrigatoriedade do uso do Documento de Origem Florestal – DOF. O sistema DOF é um controle informatizado dos procedimentos relativos a exploração, comercialização, exportação e uso dos produtos e subprodutos florestais nativos em todo o território nacional.

Também existe o FSC (Florest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal) que é um sistema independente que adota padrões internacionalmente aceitos e assegura a integridade da cadeira de custodia da madeira desde o corte da árvore até o produto final que chega às mãos dos consumidores. Muito utilizado em florestas do norte da Europa e do Canadá, ele ainda tem o custo alto no Brasil e é implementado por pouquíssimas madeireiras no país.

A Centenária Madeiras e Móveis sempre preocupou com a origem do material que ela comercializa. Além de alta qualidade, todos os seus produtos seguem os critérios da sustentabilidade e são certificados. A empresa atua no mercado desde 2002 e comercializa para todo o Brasil. Entre em contato e faça já seu orçamento.

Compartilhe essa postagem